Você sabe o que é Capital de Giro e como utilizá-lo para otimizar os resultados da sua empresa?
O capital de giro é o ativo circulante da empresa para arcar com os custos e despesas fixos e variáveis. É o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento da sua empresa, é o valor fundamental para fazer os negócios acontecerem.
Qual é a importância do capital de giro?
O Capital de Giro é de suma importância para uma boa administração, ele é o responsável pela saúde financeira da sua empresa, proporcionando:
- Recursos de financiamento aos clientes (nas vendas a prazo);
- Aquisição dos estoques;
- Os investimentos líquidos (como ações ou títulos do tesouro, por exemplo),
- Os valores em contas bancárias;
- Assegurando o pagamento aos fornecedores;
- O pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
O Capital de Giro ele representa o quanto a empresa pode dispor para adimplir e sanar com suas obrigações e contas. Empresas que operam com um baixo capital de giro acabam sujeitando-se em um maior risco financeiro, pois, em momentos difíceis, recessão, despesas imprevistas ou necessidade financeira, elas acabam ficando despreparadas.
Em outros termos, quanto maior for o capital de giro, maior será o tempo que a empresa poderá manter-se em atividade, com suas obrigações em dia.
Mas como calcular isso?
Basicamente, são as contas a receber menos as contas a pagar, ou seja, é o resultado entre o dinheiro que a empresa tem disponível e a soma das despesas que ela deve.

Sabendo o que é capital de giro, qual é a sua relevância para a saúde financeira da empresa e como calculá-lo, fica mais fácil agir com planejamento e ter uma administração mais eficiente do seu negócio. Jamais descuide-se desse aspecto da sua empresa.
Sendo assim, seja como empresário ou como gestor, tenha em mente que preparar a sua empresa para suportar momentos sazonais é fundamental.
Fonte:https://blog.sage.com.br/o-que-e-capital-de-giro-e-para-que-serve/